06/04/2017

Realizada primeira audiência pública para elaboração da LDO 2018

Categoria: Notícias


Com a finalidade de garantir transparência e participação popular na elaboração do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO - para 2018, o Governo de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, promoveu nesta quarta-feira, 05, a primeira audiência pública para elaborar a LDO a ser executada em 2018.

Ao fazer a abertura do encontro, o contador do município Vinícius Henrique Pires Alves, ressaltou a importância da LDO como um instrumento de transparência para o acompanhamento das ações políticas e de governo pela comunidade em geral. Hoje, ainda está sendo executado o que foi planejado em 2013, por isto se faz necessário um novo planejamento tendo em vista que a administração pública só pode gastar aquilo que está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Durante a condução da audiência, Vinícius Henrique explicou que a iniciativa permite que todos conheçam os programas orçamentários de forma detalhada e quais áreas, regiões e programas mais relevantes para o desenvolvimento socioeconômico de Goianésia serão priorizados gastando apenas aquilo que arrecada.

A LDO é uma peça orçamentária que estipula as prioridades e metas do governo para o próximo ano. O documento é o elo entre os programas e estratégias do Plano Plurianual - PPA - e a Lei Orçamentária Anual - LOA. Sua principal função é selecionar dentre as ações previstas no PPA aquelas que terão prioridades na execução do orçamento de 2018.

Ressalta-se aqui que a LDO orienta a elaboração do Orçamento da Prefeitura, e como se trata de uma proposta de lei, ela deve ser aprovada pela Câmara antes do recesso parlamentar de julho.

A audiência que aconteceu no plenário do Paço Municipal contou também com a participação do prefeito Renato de Castro, vereadores, secretários municipais, servidores e comunidade em geral.


Compartilhe