Prefeitura de Goianésia, por meio da SAEGO, fará a canalização da fonte de captação para a rede de distribuição nos próximos dias

As obras do poço artesiano do povoado Morro Branco estão em fase final de conclusão. Após a perfuração do poço de captação de água, a Prefeitura de Goianésia entregou, nesta segunda (13), o novo reservatório de água.

O reservatório, que já foi instalado na comunidade, vem para garantir a segurança hídrica da população do povoado. As obras de perfuração de um novo poço, com maior vazão, e um reservatório com volume superior ao anterior, a capacidade de abastecimento de Morro Branco dá um salto de 15m³ para 35m³, de acordo com Manoel Messias, superintendente da SAEGO.

Segundo Henrique Pereira, engenheiro da Secretaria de Planejamento, que faz o acompanhamento da obra, agora, faltam alguns detalhes, como a construção do alambrado ao redor do poço, e a conexão da bomba da fonte ao reservatório.

Em seguida, o reservatório deve ser conectado à rede de abastecimento de Morro Branco, para que a água chegue, definitivamente, às torneiras dos cidadãos. Estas etapas de captação e distribuição do abastecimento são de responsabilidade da Superintendência Municipal de Água e Esgoto (SAEGO), órgão criado pela Gestão 2021-2024, para suprir a falta de investimentos da SANEAGO no município.

O poço de Morro Branco recebeu incentivos através de emendas parlamentares do ex-deputado estadual Dr. Hélio de Sousa (R$50 mil), e do ex-deputado federal Zé Mário Schreiner, e deve ser entregue nos próximos 30 dias.