Símbolos Municipais

Símbolos Municipais

Bandeira

A Bandeira de Goianésia foi instituída pela Lei n° 259, de 10 de outubro de 1968 na administração Luis de Oliveira. O Brasão está colocado sobre um retângulo amarelo que simboliza a cidade, a glória, a riqueza, esplendor, grandeza, soberania e mando. As faixas amarelas que dividem a bandeira em quadrante simbolizam a irradiação do Poder Municipal a todo seu território. Os quartéis representam as propriedades rurais. O azul simboliza a justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o vermelho o amor, dedicação, intrepidez, audácia e valentia. O Poder Executivo autorizou e regulamentou, por decreto o uso da Bandeira Municipal de Goianésia.

Brasão

O Brasão de Armas, da cidade e município de Goianésia foi criado pela Lei Municipal n° 258, de 10 de outubro de 1968, na administração Luis de Oliveira e alterado com a Lei n° 2445, de 22 de dezembro de 2006 na administração Otávio Lage de Siqueira Filho.

O Brasão tem um estilo sanítico introduzido em Portugal por influência francesa, lembrando a raça latina formadora e colonizadora da nação brasileira; a coroa é símbolo universal dos brasões de domínio classificando a cidade em Segunda Grandeza pois é sede de  comarca; a cor prata representa a paz, o trabalho, prosperidade, amizade e pureza;o ouro simboliza a riqueza, a glória, a grandeza, o esplendor e mando; a faixa ondulada azul cortando o campo representa o córrego Calção de Couro que deu origem ao nome da fazenda Calção de Couro, às margens do qual Ladislau Mendes Ribeiro, antigo proprietário das terras, em 1920 construiu uma cabana que viria a ser a primeira casa de Goianésia; a onça arrastando o calção de couro evoca a história que deu origem ao nome do córrego e da fazenda; a cruz vermelha reporta a vários fatos histórico, dentre eles, o cruzeiro erguido por Laurentino Martins Rodrigues, marco do inicio de Goianésia; a buzina representa a pecuária; os ramos de café e algodão lembram os produtos vindos da terra; o nome de Goianésia está ladeado da data “1953”,  época da emancipação política e elevação a município.