Goianésia vai receber neste sábado (26/3) o Programa Alego Ativa, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, em parceria, no município, com a Câmara dos Vereadores e a Prefeitura. A estrutura para atendimento da população, em várias áreas, será montada no Colégio Estadual Jalles Machado.
Serão oferecidos, a partir das 8h, vários serviços públicos gratuitos, como a emissão de documentos, assistência jurídica e social, atendimentos médicos, distribuição de mudas de árvores, cortes de cabelo, linhas de crédito e cursos de capacitação e de profissionalização. É necessário levar os originais dos documentos pessoais para ter acesso aos serviços.
Além disso, durante o Alego Ativa em Goianésia será realizada a Feira do Produtor Rural, iniciativa que tem a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, com a venda de produtos frescos e de qualidade, direto do produtor rural para sua família.
Especificamente ao produtor rural, serão oferecidos esses serviços: atendimento da Agrodefesa; consultoria fornecida pela Emater e pela Faeg/Senar; Declaração do Produtor Rural (DAP); linhas de crédito da Goiás Fomento; e o Programa de Empreendedorismo do Crea-GO.
Haverá ainda várias apresentações com artistas locais e, para as crianças, uma grande área de lazer.

MAIS EMPREGOS E QUALIFICAÇÃO
Validando o slogan do programa, Qualificando a população e movimentando os municípios, será possível ao cidadão participar do Mais Empregos, programa do Governo de Goiás para captação de vagas de emprego e qualificação profissional, de acordo as demandas de mercado.
Além disso, o Sine vai oferecer, em Goianésia, emissão de Carteira de Trabalho digital, encaminhamento de vagas de emprego e inscrições para cursos online do Cotec Governador Otávio Lage (requisitos para inscrição: RG, CPF, comprovante de endereço e de conclusão de ensino fundamental). Mediante parceria Cotec e Universidade Federal de Goiás (UFG), há vagas, por exemplo, para esses cursos de capacitação, gratuitos e online: Rotinas Administrativas, Princípios da Educação Financeira, Marketing de Conteúdo, Mídia Digital, Empreendedorismo, Planejamento em Recursos Humanos, Planejamento de Vendas, Português Instrumental e Informática Básica ––Pacote Office. Também para cursos de qualificação, com duração de 40 horas: Auxiliar Administrativo; Confeitaria; Corte e Costura Básico; Maquiagem; Manicure e Pedicure; Informática Básica; e Serviços de Beleza. E para cursos de capacitação e aperfeiçoamento: Como se tornar um empreendedor individual ––Sebrae; Excelência de atendimento ao público; Primeiros Socorros; Aulão preparatório para o Enem; Empreendedorismo nas redes sociais ––foto e vídeo para aumentar as vendas; e A Arte da Oratória.

ATENDIMENTO JURÍDICO GRATUITO
A Defensoria Pública do Estado do Estado de Goiás (DPEGO), integrante do sistema de justiça e atuante na promoção dos direitos humanos e na defesa, em todos os graus, seja via judicial ou administrativa, oferece atendimento jurídico integral e gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade e que não possuem condições financeiras para pagar um advogado. Para garantir o acesso à justiça para todas as cidadãs e cidadãos, a DPEGO atua em praticamente todas as áreas do Direito.
E esses atendimentos serão oferecidos pela DPEGO durante o Alego Ativa, em Goianésia: em Família e Sucessões, divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e outros; e na área Cível, retificação de registro civil e outros.

AÇÕES DO PROCON-GOIÁS
O Procon-Goiás vai atuar em Goianésia, durante o Programa Alego Ativa, com orientações aos consumidores, para que esses conheçam os seus principais direitos na hora de adquirir um produto ou serviço, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Além disso, os serviços de atendimento ao consumidor serão prestados com a finalidade de receber e processar reclamações administrativas contra fornecedores de bens ou serviços, bem como a distribuição de exemplares do CDC.