O Hospital Municipal de Goianésia iniciou neste ano o atendimento humanizado no parto, um modelo de cuidado que valoriza a mulher como protagonista do nascimento e garante acolhimento integral à gestante e ao bebê. A fisioterapeuta Dra. Stela Cristina Wilson Steckelberg, mestre em Saúde Coletiva pela UFG e especialista em Saúde da Mulher e Acupuntura, falou em nome da equipe do parto humanizado e destacou o trabalho desenvolvido no hospital. Segundo ela, o serviço inclui ações de educação perinatal.

A especialista explicou que objetivo do trabalho humanizado com as mães é o de orientar as gestantes e as mães que acabaram de ter o bebê, sobre temas essenciais desse período: “No Hospital Municipal, eu realizo um trabalho de educação perinatal voltado para gestantes e puérperas, abordando questões como amamentação, cuidados com o recém-nascido, a forma correta de manusear o bebê, o posicionamento para amamentar, o primeiro banho, prevenção de cólicas e até a posição adequada para o bebê dormir, reduzindo os riscos de morte súbita”, explicou a Stela.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marina Batista, o foco principal das ações é incentivar a amamentação exclusiva, evitando o uso desnecessário de fórmulas e o desmame precoce: “O projeto de parto humanizado implantado pela Prefeitura de Goianésia reforça o compromisso do município em oferecer um atendimento mais acolhedor, respeitoso e baseado em evidências científicas, garantindo segurança e conforto às mães e aos bebês desde os primeiros momentos de vida”, destacou.

Compartilhar notícia