Estão abertas as inscrições para o processo de capacitação e seleção dos monitores do Projeto Cidadania Jovem, que tem o objetivo de contribuir para a formação integral de adolescentes. A participação é gratuita e os interessados devem ter idade entre 22 e 35 anos, Ensino Médio Completo e tempo disponível para as aulas.

Além da possibilidade de participar do Cidadania Jovem, os inscritos que concluírem a capacitação estarão preparados para atuar junto às suas comunidades como agentes educacionais em outros projetos e instituições já existentes, e também desenvolver novas iniciativas que tenham por objetivo contribuir para a formação dos adolescentes

Entre as atribuições previstas, os monitores selecionados para o Cidadania Jovem, deverão, a partir da capacitação, ajudar a divulgar o projeto junto aos adolescentes, efetuar as inscrições, planejar as oficinas, organizar o ambiente e o material pedagógico a ser utilizado, acolher os jovens, relatar as atividades e zelar pelo espaço físico, equipamentos e materiais de consumo durante as atividades.

O PROJETO

O Cidadania Jovem foi criado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), e é realizado em parceria com a empresa Bayer e com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Nasceu da necessidade de atenção especial para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social, de 12 a 15 anos de idade, fase em que estão mais sujeitos a hábitos e decisões que podem comprometer as etapas subsequentes de suas vidas.

O foco é promover a saúde, entendida como qualidade de vida. Ou seja, oferecer aos adolescentes conhecimentos importantes para o bem-estar físico, mental, emocional e psicossocial que é necessário para enfrentar a conturbada transição da infância para a vida adulta, levando em conta todo o contexto em que eles vivem.

Por ser este um projeto de educação não formal, fora currículo escolar, o trabalho será realizado por meio de oficinas com diferentes atividades artísticas, culturais e esportivas, que darão as oportunidades de expressão, convívio e aprendizado de valores que possam contribuir para o protagonismo dos jovens na construção da cidadania e dos seus projetos para o futuro.

São os monitores previamente capacitados pelo projeto que conduzirão essas oficinas aos sábados, sempre com apoio e acompanhamento da equipe do Ipads na elaboração e no desenvolvimento das atividades, além de avaliações periódicas do andamento dos trabalhos para o constante aprimoramento do projeto.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

 

Anexos:

    Compartilhar notícia