A Prefeitura de Goianésia deu início ao projeto Cidadania Jovem que teve início neste sábado 31 de Agosto, na Escola Municipal Magnólia Protásio Machado. O projeto acontece em apenas cinco cidades do país, promovido pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), em parceria com a empresa BAYER, e contando com apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

No projeto Cidadania Jovem a saúde é entendida como qualidade de vida, porque envolve o bem estar físico e psicológico dos adolescentes, onde os mesmos necessitam de distrações durante a transição da infância para a vida adulta.

Nesta etapa da vida inúmeras descobertas, medos, ansiedades e responsabilidades que exigem adaptações e ajustes que incluem desde os cuidados com o corpo até a mudança de hábitos e comportamentos decisivos para a saúde física e o equilíbrio psicossocial.

Por isso, o objetivo do projeto é contribuir para a formação integral dos adolescentes em condição de vulnerabilidade social, por meio de uma abordagem intersetorial que busca promover a saúde e favorecer o protagonismo dos jovens na construção da cidadania.

Por meio de oficias os jovens recebem no projeto ensinamentos práticos sobre arte e movimento, além de participarem de atividades práticas voltadas para o esporte. O estímulo à memória e a identidade também são incentivados e resgatados pelo projeto que atua no protagonismo e na ação comunitária dos adolescentes.

As oficinas acontecem todos os sábados e terão a duração de 10 meses oportunizando o aprendizado em diferentes áreas do conhecimento, para que os adolescentes sintam-se fortalecidos, podendo enfrentar com mais leveza os conflitos comuns nessa fase da vida.

Desenvolvendo, assim, sua autoestima, para que superem possíveis situações de vulnerabilidade no ambiente em que vivem, passando, então, a atuar como protagonistas na construção de suas histórias de vida.