CAS – Central de Apoio aos Surdos

CAS – Central de Apoio aos Surdos

Competências

O projeto atua dando suporte de interpretação em eventos, órgãos públicos e privados, bancos, vídeos institucionais do Município, além de atuar em projetos junto à Associação dos Surdos de Goianésia

Copa Futsal de Surdos

O campeonato esportivo recebe times de todo o Estado, oferecendo suporte esportivo, além de treinamento semanal para os esportistas locais. A Copa Futsal de Surdos de Goianésia é inteiramente traduzida de Português para LIBRAS, com o apoio dos intérpretes do CAS.

Sala Bilíngue

O programa funciona na Escola de Tempo Integral Luiz de Oliveira, no contraturno escolar. Atualmente, são 5 crianças surdas, que recebem alfabetização em L1 e L2, sendo LIBRAS e Português, respectivamente.

Além disso, são oferecidas classes eletivas para os mais de 500 alunos matriculados na Escola Luiz de Oliveira, para promover a acessibilidade e integração dos alunos surdos, através da linguagem.

Às sextas, no período noturno, a escola ainda oferece aulões para 15 pais e funcionários da comunidade escolar, que desejam aprender a se comunicar com as crianças surdas.

Setembro Azul

Em consonância com o Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro, o CAS criou, em 2021, um projeto com o objetivo de conscientizar a sociedade com relação à comunidade surda.

Segundo a Secretaria da Família, Mulher e Direitos Humanos, o projeto é de suma importância para que a sociedade em geral entenda “como é a vida do surdo, a identidade, como se relacionar com o surdo”, uma vez que ainda existem muitos estereótipos, preconceitos e exclusão contra esta comunidade.