A Delegacia da Mulher de Goianésia, em parceria com a Coordenação Regional de Educação (CRE) e Secretaria Municipal de Educação de Goianésia,, lançou no dia 30 de Agosto de 2022 em sessão solene na Câmara de Vereadores do Município, o edital do 5º concurso de redação: “Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha”.

O concurso foi idealizado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Goianésia (DEAM) no ano de 2016.

Segundo a Delegada Poliana Bergamo, o objetivo do projeto é promover a reflexão sobre a importância da desconstrução da cultura machista e patriarcal impregnada na sociedade, educar/conscientizar jovens com visão de igualdade entre homens e mulheres, para assim evitar que eles sejam futuros agressores e que elas se submetam a situações de violência. “É necessário educar para prevenir, a punição sem prevenção e conscientização de nada adianta”.

O projeto foi interrompido em virtude da pandemia do covid-19 sendo retomado neste ano.

O concurso destina-se aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio . Em outras edições, os alunos confeccionaram redações com o tema Feminicídio: Por que tantas mulheres morrem no Brasil?”, “Educação Sexista: “A Educação deve ser livre de qualquer discriminação para proporcionar as condições do pleno desenvolvimento” ,entre outros.

O slogan do projeto é “educar para prevenir, a punição sem prevenção e conscientização de nada adianta.”

A premiação do Concurso é adquirida por meio de parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário de Goiás.

Confira o edital e cronograma do concurso: