A Ouvidoria atua nas situações em que o cidadão se sente colhido em seus direitos, prejudicado de alguma forma. A Ouvidoria é seu mediador, sua voz, buscando soluções para a demanda apresentada, buscando sempre ser imparcial e extremamente profissional.
A norma de conduta da Ouvidoria é estabelecer o elo entre o cidadão e a Administração Pública de forma aberta, honesta e objetiva; agir com transparência, integridade e respeito, atuar com agilidade e precisão, respeitar toda e qualquer pessoa, preservar a sua dignidade e identidade; reconhecer diversidade de opiniões, exercer suas atividades com competência e autonomia; ouvir seus representantes com paciência, compreensão, ausência de prejulgamento e de todo e qualquer preconceito, resguardar o sigilo das informações.
A Ouvidoria vem ao encontro da necessidade de agregar novos caminhos da qualidade e da cidadania na administração Pública sendo que o ouvidor age como agente motivador da cidadania, buscando soluções junto aos órgãos reclamados, respeitando as partes, atender com agilidade e eficiência as reclamações dos usuários do serviço público municipal.