EDUCAÇÃO EM GOIANÉSIA

Creches e CMEIs de Goianésia recebem kits de higiene para bebês; e seis unidades serão reformadas e ampliadas

Começou nessa terça-feira (22/3) a entrega dos kits de higiene para as creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goianésia, adquiridos pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O investimento na aquisição dos produtos é de R$ 145,5 mil.

Recebem os materiais os três CMEIs ––Dona Mercedes Lopes da Silva, Lucileia Costa e Imorvides Naves–– e as 10 creches municipais ––a de Juscelândia, Professora Maria Aparecida Pedrosa de Oliveira, e as da sede do município, Dona Onofra Alves Rosa, Dona Verônica, Joaquim Gomes de Pina, Joaquim Mendes da Costa, José Luiz de M. Chaves (Zereco), Manoel Braollos Martins, Márcio Túlio de Oliveira Santana, Valdemar Luiz de Moura e Tomaz Antão de Carvalho.

A distribuição dos kits às 13 unidades acontece em duas etapas: uma, nesta semana, até sexta-feira (25/3), e a outra, prevista para até maio ou junho, conforme a entrega dos kits pelos fornecedores ao município.

Os itens adquiridos, de uso básico dos bebês nas creches, e as respectivas quantidades entregues, somente nesta etapa, são: lençóis de berços (700) e de colchonetes (488); toalhas de banho (600) e de rosto (250); panos de prato (75); mantas (200) para proteger os bebês e crianças do frio; fraldas descartáveis (250), de dois tamanhos; tecidos em xadrez (200); babadores (100); aventais (90); tapetes antiderrapantes (200); banheiras (20); mamadeiras (300), bicos de mamadeiras (250) e kits de higienizar as mamadeiras (180).

“Perto de 150 mil de investimento, em materiais de higiene para as crianças, como toalhas, lençóis, fraldas descartáveis, tapetes antiderrapantes para os banheiros, mamadeiras, banheiras, entre outros objetos, que compõem esses kits. Estamos enviando para todas as creches e CMEIs da nossa cidade nesta semana”, disse a secretária municipal de Educação, Elisandra Carla Menezes, esclarecendo que “o objetivo é que as nossas crianças tenham conforto e sejam acolhidas e bem atendidas nas nossas unidades”.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

Seis creches de Goianésia serão reformadas e ampliadas pela Prefeitura. E as crianças nelas matriculadas serão remanejadas, ou para imóveis que a Secretaria Municipal de Educação está providenciando a locação, ou para outras creches, aquelas mais próximas delas.

As obras terão início, já na semana que vem, nas creches Dona Onofra Alves Rosa, no Bairro Muniz Falcão, Márcio Túlio de Oliveira Santana, no Nova Aurora, Dona Verônica, na região da Lagoa Princesa do Vale (Bairro São Cristóvão), e José Luiz de M. Chaves (Zereco), no Dona Fiíca, cujos processos de licitação já foram concluídos e as ordens de serviços assinadas já estão prontas.

Em seguida, terão início as reformas nas creches Tomaz Antão de Carvalho, no Jardim Esperança, e Joaquim Mendes da Costa, no Negrinho Carrilho, ambas em fase final de licitação.

“Essas seis unidades serão reformadas, receberão novas salas para mais atendimentos ––e atendimentos de qualidade–– para as nossas crianças”, avisa a secretária, feliz com a decisão do prefeito de determinar a reforma e ampliação das unidades.

“Elas não receberão apenas reformas, desde o telhado, parte elétrica, piso, tudo o que está danificado será substituído, como também serão ampliadas, porque nós entendemos a necessidade do nosso município de acolher todas as crianças dessa etapa de ensino”, detalhou Elisandra.

“Sabemos que a educação é direito de todos, e nós temos o objetivo, com o apoio do nosso prefeito Leonardo Menezes, de atender todas as nossas crianças”, continuou.

A expectativa é, com a ampliação dessas unidades, sejam abertas 240 novas vagas nas creches, suficientes para atender além da demanda atualmente reprimida no município. A Pasta tem cadastro de reserva que contabiliza, hoje, 200 crianças não atendidas.

Apesar de já muito próximo do início das obras, também essas seis unidades receberam, já nessa terça-feira, os kits de higienização, distribuídos proporcionalmente de acordo os números de crianças atendidas.

A Secretaria Municipal de Educação também anuncia, para ainda este ano, a reforma de três escolas municipais, cujos projetos já estão prontos: a de Tempo Integral Imorvides Naves, que funciona também na modalidade CMEI, desde o ano passado; a Professora Judith Leite; e a Antônio Ottoni da Silva.