Encontra-se em plena execução, abrangendo todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Goianésia, o projeto Ação em Combate: Todos Contra a Dengue, que visa conscientizar a comunidade quanto à necessidade de prevenção dos perigos do mosquito Aedes aegypti.
A iniciativa mobiliza os mais de 7 mil estudantes da Rede Municipal, das creches, da educação infantil das séries iniciais, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e vai culminar com a entrega de premiações aos estudantes e às creches participantes, no dia 29 de abril, em local a ser definido.
Estão envolvidas as secretarias municipais de Educação e de Saúde; e todas as unidades de ensino da Rede Municipal, onde esses alunos estão matriculados, tanto da zona urbana quanto da rural.
“O objetivo é conscientizar a comunidade escolar no combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite a Chikungunya, a Febre Amarela e as provocadas pelo Zika Vírus”, afirma a pedagoga Rosângela de Fátima, coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação.
Este é o segundo ano consecutivo do projeto da Dengue, com abrangência de todas as 33 unidades de ensino do município, contemplando as 20 escolas municipais, das zonas urbana e rural, as 11 creches e dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
“Antes da pandemia cada escola já desenvolvia, ao seu modo, o projeto da Dengue. Elas continuam desenvolvendo os seus projetos, mas nós resolvemos unificar, desde o ano passado, a fim de premiar os alunos e, no caso das creches, as creches. Mas o mais importante nem é a premiação, mas gerar consciência nas nossas crianças. É muito importante conscientizar a população, a partir delas”, defende Rosângela de Fátima. “Uma criança do projeto que conscientizar a sua família, os seus vizinhos, já vai valer muito. E pode até salvar vidas”, argumenta.

A DENGUE
Para se ter ideia, números atualizados, obtidos junto à coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Juliana Amador, mostram os perigos da dengue e do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, cujos criadouros precisam ser eliminados.
Somente no ano passado, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, Goianésia contabilizou 1.468 casos notificados da doença, dos quais 981 foram casos confirmados. Desses 14 evoluíram a casos graves e três pessoas foram a óbito.
Já em 2022, de 1º de janeiro até 15 de março, os dados indicam 421 casos notificados, com 224 casos confirmados ––felizmente, neste ano, até agora, nenhum caso grave nem óbito.

RECONHECIMENTO
A Secretaria Municipal de Educação vai reconhecer, com premiações como forma de incentivo, os três melhores trabalhos dos alunos, por modalidade.
Pelo projeto, os alunos desenvolverão essas atividades, de acordo com o grau de ensino: da pré-escola, fotografia, em ação que envolve as suas famílias; do 1º e 2º anos, desenhos; do 3º ano, frases; do 4º ano, slogan; do 5º ano, redação de conscientização sobre a Dengue; da EJA, opcional; da Inclusão, vídeo, em ação que também envolve as suas famílias; e das creches, criatividade, valendo confecção de mural, fotos, caracterização, tudo envolvendo as suas famílias.
Todos os trabalhos deverão ser entregues à Secretaria Municipal de Educação, pelas escolas e creches, até o dia 6 de abril.
Ao fim do projeto, serão premiados os alunos da EJA, por unidade de ensino; do 1º ao 5º ano, com brinquedos; e as creches vencedoras com kits de brinquedos.
O projeto está sendo divulgado, neste ano, com um banner contendo desenho do estudante Luís Eduardo Morais Saraiva, vencedor da modalidade (desenho), em 2021, quando era aluno do 3º ano do ensino fundamental, orientado, à época, pela professora Gisele Avelar. Em seu cartaz, o então aluno da Escola Municipal Lauro da Penha utilizou o slogan: “Basta! Dê uma Mãozinha Contra a Dengue”.