Com média 8,3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Escola Municipal Evangélica Monte Moriá, integrante da Rede Municipal de Educação de Goianésia, repetiu o conceito de 2019, e alcançou, pela segunda avaliação nacional consecutiva, a melhor nota do estado de Goiás, para escolas do Ensino Fundamental Regular — Anos Iniciais.
Em 2019, a mesma unidade de ensino, uma das mais tradicionais da Rede Municipal de Educação de Goianésia, obteve nota igual no Ideb. “Estamos muito gratos a Deus, porque historicamente, ao longo dos anos, a Escola Evangélica Monte Moriá tem mantido bons resultados. Fruto de um trabalho eficiente, de professores com qualificação adequada que se esforçam muito, é que nós conseguimos atingir a média de 8,3, mantendo o primeiro lugar com a melhor nota do estado de Goiás”, disse Cleia Cristina de Souza Balbino.
O resultado do Ideb 2021 é fruto de aferição do ensino, realizada a cada dois anos pelo Inep, nos anos 2020 e 2021, cujo período reflete os obstáculos enfrentados pela Educação na pandemia de Covid-19.
Apesar disso, mantida, pela Escola Municipal Evangélica Monte Moriá, a melhor nota de Goiás, faz a gestora da unidade a apostar que o resultado é fruto do esforço conjunto de toda a comunidade escolar envolvida, pelo que Cleia Cristina agradece. “Foi um trabalho de equipe, porque o Ideb é uma conquista, é o esforço da família, da criança, do professor, da equipe, e nós conseguimos estabelecer essa parceria, mesmo vindo de dois anos difíceis que nós enfrentamos, superamos todos os obstáculos, pandemia, foi feito atendimento in loco, aulas online, e foram ativadas metodologias inovadoras, ativas, contando com a tecnologia e a qualificação dos nossos professores, de modo que, graças a Deus e ao esforço de todos, nós conseguimos manter o melhor resultado do estado de Goiás”, destacou, Cleia Cristina, que estende ainda a sua gratidão pelo apoio recebido do prefeito Leonardo Menezes e da secretária municipal da Educação de Goianésia, Elisandra Menezes.
“Estendemos também a nossa gratidão à Secretaria Municipal da Educação e à Prefeitura Municipal de Goianésia, que têm nos apoiado, é a nossa mantenedora, e também à parceira muito boa, com a Igreja Assembleia de Deus, que dá aqui todo o respaldo, todo o apoio para a unidade”, encerrou Cleia.
Divulgado sempre no ano seguinte ao da avaliação, o resultado do Ideb 2021 saiu neste mês, noticiado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela avaliação.
Ao todo, 12 de 14 escolas municipais de Goianésia foram avaliadas, segundo as planilhas disponibilizadas pelo Inep. As duas que não tiveram avaliação divulgada são a Escola de Tempo Integral Imorvides Naves e a Escola Municipal Eloi Alves da Fonseca.
Curiosamente, é também daqui da região do Vale do São Patrício a escola com a segunda melhor nota do Ensino Fundamental Regular, também para Anos Iniciais, do estado de Goiás: a Escola Municipal João Machado de Lima, com 8,1.
Outros destaques em Goiás são a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Selva Campos Monteiro, de Rio Verde, com nota 7,9; a Escola Paroquial Santo Antônio, de Anápolis, e a Escola Municipal Joaquim Berto, de Iporá, ambas com nota 7,7; a Escola Municipal Professora Maria Niosidia Palmeiras das Neves, de Goiânia, e a Escola Municipal Professora Regina de Fátima Caldeira, de Trindade, ambas com a nota 7,6.