Encontram-se abertas, na Fundação Municipal do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Fundação Crescer), as inscrições para Curso de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo, o caminho inicial para os jovens que buscam o primeiro emprego. É pré-requisito a idade mínima de 15 anos completos.
Com carga horária total de 160 horas, o curso dividido em módulos que compreendem Língua Portuguesa; Matemática; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; Ética e Cidadania; Rotinas Administrativas; e Relações Humanas no Trabalho. Os egressos recebem certificados, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e são encaminhados para o mercado de trabalho, por meio dos programas de Estágio e Jovem Aprendiz, mantidos pela Fundação Crescer em parceria com empresas locais.
São oferecidas 240 vagas, distribuídas em seis turmas, com 40 vagas cada. São 120 alunos de manhã e 120 à tarde.
As vagas oferecidas são para as turmas que serão ministradas no segundo semestre de 2022. As aulas iniciam em agosto.
“Concluído esse curso, os jovens já são encaminhados para as empresas, nossas parceiras, para aquela primeira oportunidade de trabalho, como jovens aprendizes ou como estagiários”, destaca a coordenadora da Fundação Crescer, Paula Vaz.
Interessados devem comparecer na Fundação Crescer (Rua 37, número 354, Santa Luzia), acompanhados do pai ou da mãe, ou do responsável, portando cópias do RG e CPF do jovem; do comprovante de endereço; do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e do cartão Auxílio Brasil ou Renda Cidadã, se atendido por esses programas sociais; além de Declaração Escolar, que deve ser atualizada, e de uma foto 3×4.
Paralelamente, a Fundação Crescer realiza, independentemente de o jovem ter feito o curso, o cadastro que coloca os jovens no banco de talentos para estágio. É preciso ter 16 anos ou mais e estar cursando o ensino médio. Os documentos são: currículo; RG e CPF, nesse caso, originais; e uma foto 3X4.

HÁ VAGAS
O presidente da Fundação Crescer, Wender Alencar Cardoso, esclarece haver grande demanda por jovens no mercado de trabalho e os convoca para, ou fazerem o Curso de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo, caminho tanto para o Programa de Estágio quanto para o Jovem Aprendiz, ou preencherem as fichas diretamente para o estágio, o que independe de realizar o treinamento na fundação ou não.
“Os estagiários já podem fazer a sua ficha, aqui na Fundação. Temos muitas empresas procurando, há vagas para jovens acima de 16 anos. Podem nos procurar, que estamos fichando muitos”, confirma Wender Alencar Cardoso.
Os salários para menor aprendiz, cujos contratos são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), podem chegar a R$ 991, para 36 horas semanais, a depender da carga horária, que pode ser menor, estabelecida em contrato. Já a bolsa auxílio, ou bolsa salário, para os estagiários, são em torno de R$ 660, para jornada de 30 horas semanais.
“E os interessados tanto no Jovem Aprendiz quanto no Estágio, que queiram passar pelo Curso de Aprendizagem, que a Prefeitura de Goianésia, por meio da Fundação Crescer, oferece, devem efetuar a matrícula e fazer o curso durante seis meses, depois do que estarão aptos ao ingresso no mercado de trabalho”, prossegue Wender, acrescentando onde os jovens podem operar:
“O estagiário, em qualquer empresa, a micro, a pequena empresa, a grande empresa. Já o jovem aprendiz é mais para a grande empresa, onde existe a cota estabelecida em lei.”
A Fundação Crescer, instituída pela Lei Municipal número 2.246/2004, é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social de Goianésia. São, atualmente, 65 empresas parceiras da Fundação. O município emprega, hoje, mais de 600 jovens. Mais informações pelos telefones: 3935-1049 ou 98325-7315.