A Prefeitura de Goianésia vem trabalhando ativamente para transformar a realidade das crianças com autismo em nosso município, através de projetos como o CEMESPI.

Lançado há dois anos, o CEMESPI de Goianésia é referência regional na inclusão de crianças com autismo. O Centro Multiprofissional Especializado na Inclusão atende crianças de 4 a 10 anos, com TEA (Transtorno do Espectro Autista), DI (Deficiência Intelectual) e Síndrome de Down.

O CEMESPI conta com uma equipe multiprofissional, habilitada para atender as necessidades das crianças em ambiente escolar, na vida familiar e social, desenvolvendo as ferramentas necessárias para que alcancem autonomia.

O sucesso do programa é tamanho, que já dobrou o número de crianças atendidas, saindo de 40 em 2023 para 82 em 2024.

Operando na Escola João Manoel, no Bairro Muniz Falcão, região leste da cidade, o CEMESPI oferece classes divididas entre matutino e vespertino, no contraturno escolar.

Entre as especialidades oferecidas estão oficinas pedagógicas, psicomotricidade, musicalização, brinquedoteca e equoterapia, que é uma parceria com a CAEGO, como conta a gestora da unidade, Carol Cardoso Poiatti.

O projeto é uma iniciativa da gestão municipal, e coloca Goianésia como cidade modelo no que se refere ao apoio e inclusão às crianças com autismo, com Síndrome de Down e com deficiência intelectual.