O Governo de Goianésia, na gestão iniciada em 2021, contemplou, somente no ano passado, perto de R$ 2 milhões de investimentos para a melhoria do trânsito e tráfego da cidade. E mais R$ 2,7 milhões, apenas na sinalização semafórica e na instalação de novos radares eletrônicos, estão sendo investidos neste ano. A soma fica perto da cifra dos R$ 4,5 milhões.
Em 2021 foram aplicados cerca de R$ 450 mil em sinalização semafórica; R$ 280 mil na aquisição do Caminhão de Pinturas; R$ 1 milhão em sinalizações viárias, horizontal e vertical.
O investimento de quase meio milhão de reais no ano passado garantiu as substituições dos semáforos já existentes na Avenida Goiás/Avenida Brasil e Avenida Pará/Avenida Goiás, e a implantação no cruzamento da Avenida Goiás B.
E já neste ano, serão mais de R$ 2 milhões de investimentos em sinalização semafórica, com a implantação em mais 15 cruzamentos.
Ao todo, segundo o superintendente municipal de Trânsito, Jonathas Lopes da Silva, Goianésia terá instalados, ao fim de 2022, 18 conjuntos semafóricos, contemplados dentro do Projeto Cidade Moderna, iniciativa da atual administração municipal.
“Até o presente momento, já foram instalados sete”, diz Jonathas Lopes, informando as localidades: Avenida Brasil com Avenida Goiás; Avenida Pará com Avenida Goiás; Avenida Goiás B com Avenida Contorno; Avenida Brasil com Avenida Contorno (saída leste); Avenida Contorno com Avenida Minas Gerais; Avenida Contorno com Avenida Goiás; e Avenida Brasil com Avenida Contorno.
Até o final do ano, a expectativa é de que tenha sido instalados, na cidade, mais 11, nos seguintes cruzamentos: Avenida Mato Grosso com Avenida Contorno; Avenida Brasil com Rua Santos Dumont; Avenida Minas Gerais com Rua 31; Avenida Pará com Avenida Contorno; Avenida Contorno com Ulisses Guimarães; Avenida Goiás com Rua 40; Avenida Contorno com Rua 34; Avenida Brasil com Rua 29; Avenida Brasil com Rua 31; Avenida Goiás com Rua 08; e Avenida Goiás com Rua 14.

TRÂNSITO INCLUSIVO
E, em todos os pontos onde instalados ou substituídos semáforos, pela Prefeitura, foi feita também a parte de acessibilidade, com a colocação de rampas para cadeirantes, refrisando a importância que a atual gestão tem dado para garantir um trânsito mais inclusivo.

CAMINHÃO DE PINTURAS
Em 2021, através do fundo de multas, foram repassados cerca de R$ 280 mil para a aquisição do Caminhão de Pinturas, que tem proporcionado agilidade nos trabalhos das sinalizações viárias horizontais, proporcionando aos cidadãos goianesienses maior segurança e fluidez no trânsito
Também, em 2021, foram investidos mais de R$ 1 milhão em sinalizações viárias, tanto horizontais quanto verticais, e na contratação de empresa de Engenharia de Tráfego, para realização de estudo de trânsito no município. Ao todo, são mais de 1,5 mil conjuntos de placas de regulamentação e advertência implantadas; mais de 1,2 mil latas de tintas para demarcação viária; mais de 250 conjuntos de placas de identificação de ruas e avenidas, que atendeu aos residenciais Laurentino Martins e Granville; além da aquisição de tachões e tachinhas.
A SMT ainda promoveu, no primeiro semestre de 2021, o recadastramento de todos os permissionários de serviços de táxis do município e lhes ofereceu treinamento, destinado a todos eles, a fim de que ofertem aos munícipes e visitantes serviço seguro e de qualidade.
Outra ação, essa em conjunto com o Departamento de Posturas, foi a promoção, no segundo semestre de 2021, do recadastramento de todos os permissionários de serviços de mototaxistas de nosso município.
Para este ano, a SMT seguirá investindo nas sinalizações das vias do município (horizontal e vertical) e na implantação de placas de identificação de ruas e avenidas, com a finalidade de proporcionar maior segurança e fluidez no trânsito.

FISCALIZAÇÃO
Uma das novidades, a instalação de radares eletrônicos nas vias do município, vai garantir ainda mais segurança para os usuários do trânsito, sejam condutores, ciclistas ou pedestres.
Hoje, Goianésia conta 12 radares eletrônicos já instalados, quase a metade deles, cinco, em parceria com a Goinfra.
“Agora, visando melhorar e modernizar ainda mais o nosso trânsito, com a finalidade de estimular cada vez mais a redução de velocidade por parte dos veículos, com a finalidade de garantir um trânsito mais seguro a todos, foram instalados mais sete”, diz o superintendente Jonathas Lopes.
Da parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), os cinco radares eletrônicos estão instalados nesses locais: Avenida Contorno com a Rua 6; Avenida Contorno com a Rua 12; Avenida Contorno com a Rua 28; Avenida Goiás saída para Barro Alto (Vera Cruz); e Avenida Goiás saída pra Cafelândia (Vaca Brava).
E os demais sete, de investimentos que somam cerca de R$ 700 mil, na Rua 8, entre as Ruas 21A e 25 (Setor Universitário); Avenida Contorno, entre as Ruas 8 e 10 (frente a UPA, Setor Universitário); Avenida Contorno, entre as Ruas 12 e 14, Setor Universitário; Avenida Brasil, entre as Ruas dos Angicos e Jacarandá Sul, Parque das Palmeiras I; Avenida Brasil, na baixada, entre as Ruas 21 e Rua 23, Centro; Avenida Goiás, na baixada, entre as Ruas José Carrilho e 26, Bairro Carrilho; e Avenida Luís Inácio, entre as Ruas 13 e 11, Residencial Granville (em frente à praça do bairro).
Também integrante da estratégia de garantir mais segurança para todos nas vias urbanas do município, a Prefeitura de Goianésia fez a aquisição de duas motocicletas, que serão destinadas para a fiscalização de trânsito, em parceria com a Polícia Militar (PM).