No dia 24 de junho Goianésia comemora 70 anos de emancipação política. Uma data muito especial, a fronteira temporal entre uma cidade ainda nova e uma já madura, com uma coleção de memórias já sólidas. Para marcar a data, a Prefeitura de Goianésia criou um perfil no Instagram para compartilhar fotos, vídeos e documentos históricos, o @goianesiadopassado.

Administrado pela Diretoria de Comunicação, o perfil pretende postar imagens oficiais, mas principalmente fotografias e vídeos de pessoas da comunidade, ajudando a contar a história de Goianésia. Para isso, inclusive a Comunicação pede que as pessoas mandem suas fotos e vídeos, para que façam parte da memória coletiva da cidade.

“É um trabalho de resgate da nossa memória, que queremos fazer a muitas mãos, com a participação de todos de Goianésia. Todas as histórias são importantes, todas contribuem para que pudéssemos chegar até os 70 anos sendo uma das mais importantes cidades do Estado”, explica Adria Lima, idealizadora do projeto.

Como o Instagram é uma rede social muito popular e de fácil acesso às pessoas, a ideia é que fotos que antes faziam parte de acervos familiares, até correndo risco de deterioração, possam integrar um acervo coletivo e público, acessível a todos. Um dos objetivos é despertar nas pessoas a sensação de pertencimento vivenciado os mesmos “momentos históricos” de Goianésia.

Compartilhar notícia