O prefeito de Goianésia, Leonardo Menezes, e secretários municipais da Administração Pública de Goianésia fizeram visita técnica, na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, às obras de construção da Praça Cultural do Bairro Granville.

Foi a segunda visita de inspeção, realizada em dois dias, a praças públicas em obras em Goianésia, dentro da programação de aniversário do Município, que completa 69 anos de emancipação neste mês de junho. Na véspera, o prefeito viu de perto e aprovou a revitalização da Praça Dimas Carrilho, no Bairro Carrilho, gesto repetido nesta quarta-feira.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Frederico Sacchis, estão sendo investidos, na construção da Praça Cultural, no Granville, R$ 1,8 milhão. As obras estão com aproximadamente 85 por cento delas concluídas. A previsão é de que seja entregue para a população dentro de 30 a 45 dias.

COMO É A PRAÇA CULTURAL

“Trata-se de uma praça com mais de 12 mil metros quadrados, cuja obra consiste em um logradouro com três ambientes: um esportivo, um cultural e um de playground”, informou na obra o secretário de Planejamento, Frederico Sacchis.

“Na praça teremos em um terço dela um campo soçaite, com pequena arquibancada, bancos, com floreira e um canteiro onde será feita uma arborização nativa; no centro da praça, mais de 2,5 mil metros com área livre, com pontos de água e de energia, para que possam ser realizadas as feiras culturais do Município, espaço adequado para esse tipo de evento, assim como são, em Goiânia, a Praça do Sol e a Praça da Lua, com toda infraestrutura para os feirantes e expositores”, explicou em seguida Frederico Sacchis, que mostrou e detalhou o projeto de engenharia e arquitetônico ao prefeito e comitiva.

“No outro terço da praça são duas ambientações: uma de playground para as crianças, com mais de 10 brinquedos, divididos em três pequenos círculos, com piso emborrachado, sem risco de queda, sem areia para não gerar nenhum desconforto para os pequenos; e no outro pedaço desse terço vai ser uma academia de calistenia, a primeira academia pública de calistenia de que a gente tem notícia”, detalhou.

“É uma praça bastante moderna, com uma arquitetura inovadora”, garantiu o titular da Pasta do Planejamento, Frederico Sacchis, dizendo ainda da determinação do prefeito Leonardo Menezes no sentido de se aproveitar esses ambientes, quando não estiver tendo evento cultural na praça, nos mais diversos sentidos, tanto para a comunidade de perto quanto para pessoas de outros bairros.

“É uma praça com pista de caminhada, toda com acessibilidade, piso tátil, que vai ter videomonitoramento, vamos implantar wi-fi público também. Enfim, uma arquitetura bastante nova, bem diferente e inovadora”, encerrou Frederico Sacchis.

ZELO COM AS PRAÇAS

A administração do prefeito Leonardo Menezes tem dado todo um zelo e cuidado com esses ambientes para as famílias de Goianésia. Praças sendo revitalizadas, novas praças sendo construídas. Para o prefeito, as praças são ambientes icônicos das cidades, local de encontro das famílias.

“Isso é importante, a gente trazer a população para esse entretenimento, para essa confraternização, para esses espaços. As praças são ícones dentro das cidades. Temos trabalhado lá na Praça Dimas Carrilho, no Jardim do Cerrado, aqui na Praça Cultural, no Granville, que vai ficar muito boa também; projetos de revitalização de outras praças já existentes, como no Bairro Vera Cruz, na Avenida Bahia, e projetos de fazer outras praças em alguns bairros que não têm ainda esse instrumento”, disse o prefeito.

“NÃO SÃO SÓ PRAÇAS”

Mas, segundo o prefeito Leonardo Menezes, a sua gestão não cuida apenas das praças, mas pensa Goianésia de uma forma geral: da revitalização do trânsito à atração de novos negócios que gerem oportunidades para as pessoas, tudo procura contemplar a atual administração municipal.

“É a revitalização do trânsito, é procurando mais empregos, trazendo mais empreendimentos, gerar mais renda; trabalhando no Loteamento do Hermínio Lopes; lotes não só lá, mas a gente poder disponibilizar mais lotes em Goianésia; a construção do novo Hospital Municipal, que atrasou por causa da pandemia, mas que será entregue na nossa gestão. Enfim, o Polo de Modas, projeto no qual temos trabalhado muito para poder desenvolver também esse potencial de Goianésia. É pensar no todo, no geral, trazer entretenimento, geração de emprego, de renda, pensar na habitação. A gente tem trabalhado nesse sentido”, encerrou o prefeito.

A VISITA TÉCNICA

Integraram a comitiva do prefeito, que visitou as obras da Praça Cultural do Bairro Granville, na manhã desta quarta-feira, além do titular do Planejamento, Frederico Sacchis, os também secretários Gesmar Calanguinho (Infraestrutura), Marcos Pernambuco (Trabalho), Willian Teófilo (Cultura e Turismo), André Wenceslau (Meio Ambiente e Serviços Urbanos); o ex-vereador Jota Carlos; e o presidente da Central de Associações de Moradores Urbanos de Goianésia (Camug), Elias Soledade; além de engenheiros e arquitetos da Pasta de Planejamento e de assessores das demais secretarias municipais.