A Prefeitura de Goianésia realizou nesta sexta-feira, 6 de maio, mais um mutirão de ações, dessa vez no Bairro Covoá, que recebe serviços de limpeza, poda, recapeamento e troca de lâmpadas.
É o segundo mutirão da série, que levou iguais serviços, no mês passado, para os bairros Primavera e Jardim Esperança, em trabalho conjunto das secretarias municipais da Infraestrutura e do Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
“Essa não é uma ação pontual, mas que fará parte do cotidiano da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, em parceria com a Infraestrutura. Essa junção de esforços só traz benefícios para a comunidade”, diz André Wenceslau, titular da Pasta do Meio Ambiente.
O trabalho, aberto nessa sexta-feira e que prosseguirá no sábado, 7, e enquanto houver demanda, envolve cerca de 80 pessoas e 20 máquinas das duas Pastas.
No Covoá, os trabalhadores se reuniram às 7h, na Praça do bairro, de onde partiram para o mutirão mais eficiente, com os vários serviços para melhorar as condições de vida dos moradores da localidade. A expectativa é, de lá, os mesmos serviços sejam levados para bairros vizinhos, como o Boa Vista, Novas Aurora I e II e o Jardim do Cerrado.
“Praticamente, todas as sextas-feiras, estaremos desenvolvendo essa ação, exceto quando houver outra atividade da Prefeitura de Goianésia. O objetivo é atender toda a cidade”, promete André.
Nesses mutirões, a Secretaria de Meio Ambiente atua com todo o seu efetivo da de limpeza, que inclui a parte de poda e capina, cerca de 10 homens, e de limpeza urbana, mais 60 pessoas, entre eles os garis; além de suas máquinas, como motocanas e caminhões; e a de Infraestrutura, com pá carregadeira, bobcat, e os profissionais que os operam.

COMUNIDADE PARCEIRA
O trabalho desenvolvido no Primavera e no Jardim Esperança, no mês passado, e agora no Bairro Covoá, integram o trabalho dos cronogramas das duas pastas, mas realizados em regime de mutirão para atender às demandas das localidades, muitas das vezes apresentadas por seus líderes comunitários.
Por isso, André Wenceslau afirma que a parceria envolve os presidentes das associações de bairros e os próprios moradores.
“Recentemente, nos reunimos com quase todos [presidentes dos bairros] e os ouvimos. São eles que têm maior acesso com a comunidade. Pedimos que eles continuem cobrando, nos enviando mensagem e nos mostrando os pontos onde a população mais cobra, para que a Secretaria erre o menos possível”, afirma André.