Mais de 6 mil alunos serão beneficiados com material didático, aulas, palestras, atividades e professores aptos a aplicar as habilidades socioemocionais

A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria de Educação e Programa Compasso, realiza nesta semana, entre os dias 6, 7 e 8 de maio, o 1ª Encontro de Educação Socioemocional, para os profissionais de educação da rede pública municipal.

A formação tem como público intermediário os professores, mas o público final são os alunos da rede municipal. Mais de 6 mil alunos serão beneficiados pelo Programa Socioemocional Compasso, cujo sistema educacional foi adquirido pelo Município este ano.

A aquisição do programa teve um investimento de mais de R$1,5 milhão de reais, além de todo o investimento em recursos humanos, que devem reverter a capacitação profissional em desenvolvimento acadêmico, aprimoramento social, afetivo e familiar aos alunos.

A secretária municipal de Educação, Elisandra Menezes, recorda que muitos alunos ainda carregam resquícios do período pandêmico, como a falta de vivência no ambiente escolar e social, em virtude do isolamento social imposto.

“Quando nós olhamos para a rede pública, para a educação, para as relações sociais de uma forma geral, a gente vê relações que precisam de um suporte. Então, o material será passado primeiro para os professores, para os alunos, e numa sequência de trabalho e de resgate, vem a família fazer parte disso”, explica a secretária.

O programa, além de oferecer materiais didáticos individuais para alunos e professores, também oferece palestras e treinamentos, como parte do processo de capacitação dos educadores. Diversos encontros devem acontecer ao longo de 2024, para atender alunos e professores, ajudando-os a se familiarizar com o conteúdo programático do sistema.

As atividades dos dias 6, 7 e 8, fazem parte desse processo de capacitação profissional, e serão ministradas por profissionais do próprio Sistema Compasso. A equipe veio de São Paulo, exclusivamente para compartilhar conhecimentos e ferramentas com os professores da rede municipal de Goianésia.

O Programa Socioemocional Compasso é um programa de aprendizagem alinhado às atuais normas da Base Nacional Comum Curricular. Cristiane Eduardo Leite, coordenadora do programa em Goianésia, salienta que a BNCC inclui em suas diretrizes o desenvolvimento socioemocional, lado a lado do desenvolvimento intelectual das crianças.

“Nós temos que desenvolver a criança na sua integralidade. Então, entram as competências como forma de ajudar essa criança a desenvolver a sua autogestão, seu autocontrole, conhecer melhor a si mesmo, ter liderança, para que assim, ela consiga ser um cidadão formado na sua integralidade”, explica Cristiane.

Deste modo, Goianésia se torna  pioneira no Estado de Goiás, sendo a primeira cidade a inserir um programa socioemocional no dia-a-dia da sala de aula, junto a outros dois milhões de alunos que já foram atendidos pelo Sistema Compasso em todo o País.

Como resultado final, a Secretaria Municipal de Educação (SME) pretende observar no cotidiano dos alunos de toda a rede pública municipal a melhoria do desempenho acadêmico e a redução dos problemas de comportamento.

“O nosso objetivo final é uma rede de ensino mais saudável. É a gente investir na saúde mental, emocional e física. É olhar para o aluno, para o ser humano, em toda sua esfera. Se tem uma dessas áreas está com alguma dificuldade, lá no final, o processo sente. Então, observando essa necessidade do resgate do emocional do aluno é que o programa chega, para ajudar os nossos profissionais a fortalecer os esses vínculos”, finaliza Elisandra Menezes.