O Governo de Goianésia, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deu início nesta semana ao Movimento Maio Amarelo, este ano com o tema Juntos Salvamos Vidas, cujo objetivo é chamar a atenção da população goianesiense acerca da importância do respeito, da responsabilidade e do cuidado frente ao trânsito.
Por meio da campanha, que acontece em âmbito mundial, todos os anos, desde 2011, são conscientizados condutores, pedestres e ciclistas, por meio de ação coordenada, durante todo o mês, entre o Poder Público e a sociedade civil.
Em Goianésia, o Maio Amarelo 2022 foi aberto na segunda-feira, 2 de maio, com inserções nas redes sociais da Prefeitura; e teve as suas primeiras atividades, nas vias da cidade, nessa quarta e quinta-feira, 4 e 5 de maio, as quais prosseguirão por todo o mês, com panfletagens, blitzen educativas e outras ações.
“Estamos trabalhando diariamente, sob a determinação do prefeito Leonardo Menezes, para promover uma cidade mais sinalizada e segura para todos os cidadãos de Goianésia”, diz o superintendente municipal de Trânsito, Jonathas Lopes, que adverte: “No entanto, os números de acidentes são preocupantes.”

ESCOLAS E OUTROS PONTOS
Durante todo o mês de maio, a SMT promoverá ações pedagógicas nas portas de escolas e nos principais pontos da cidade, sempre com a participação de acadêmicos de Medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV), Campus Goianésia, outros colaboradores e tenda inflável para panfletagem.
Nessa, 4, e quinta, 5, por exemplo, teve blitzen educativas, com os alunos da UniRV, pesquisa e entrega de brindes, na porta do Colégio Estadual Laurentino Martins, no Bairro São Cristóvão, no primeiro dia, iniciadas às 11h10, e na Avenida Goiás com a Avenida Brasil, no Centro, no segundo, iniciada às 8h.
A campanha prossegue com a instalação de faixas educativas e divulgação de mensagens, por meio das mídias sociais, que orientam a sociedade sobre os cuidados que devem ser tomados, a fim de evitar possíveis acidentes.
As próximas ações nas ruas serão na quarta-feira, 11 de maio, dessa vez na Avenida Goiás com a Avenida Pará, a partir das 16h.
Jonathas Lopes diz que o tema do Maio Amarelo deste ano sugere que, quando cada um faz a sua parte, vidas são salvas, pois esse comportamento evita acidentes em nossas vias. “Por isso, é de extrema importância que cada pessoa tome para si a responsabilidade de tornar nosso trânsito seguro”, orienta.