Um fato chamou bastante a atenção da comunidade durante o Goianésia Rodeio Festival, realizado pela Prefeitura de Goianésia, no período de 14 a 16 de setembro: a excelência na segurança. Praticamente não teve ocorrência policial, o que tornou a festa – que reuniu mais de 15 mil pessoas por noite – a mais segura dos últimos anos na cidade.

A segurança bem feita não é exclusividade do GRF. Na cidade, as ocorrências têm diminuído, os casos têm sido elucidados rapidamente e a sensação de segurança é boa, o que dá tranquilidade às famílias de Goianésia. As forças de segurança pública têm desenvolvido bem seu trabalho, mas há um fator que faz toda a diferença: a parceria firmada com a Prefeitura, que garante recursos para o banco de horas, possibilitando mais efetivo nas ruas.

A Prefeitura de Goianésia fez questão de acertar com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Polícia Técnico-Científica (PTC) e Bombeiro Militar (BM) convênio para o Banco de Horas. Funciona assim: os policiais e os bombeiros, que estão de folga, recebem para trabalhar neste período, aumentando assim o efetivo nas ruas, melhorando a segurança da cidade. Com mais agentes à disposição, é possível a polícia estar em mais lugares.

Considerando apenas os números do primeiro semestre, a Prefeitura investiu R$ 445 mil para o banco de horas das quatro instituições de segurança. Foram R$ 142 mil para a PM, R$ 107 mil para a PC, R$ 147 mil para a PTC e R$ 47 mil para o BM.

Segurança pública é um direito de todos e um dever do Estado. Mesmo não sendo sua obrigação constitucional, a Prefeitura de Goianésia faz questão de manter uma sólida parceria com as forças de segurança, visando diminuir os índices de violência e proporcionar uma vida mais segura para a população.