Centenas de famílias assistidas pelo órgão participam de momentos educativos e de lazer

O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, é um projeto do Governo Federal, e tem como mantenedora a Prefeitura de Goianésia. O órgão, comumente localizado em regiões de maior vulnerabilidade social, tem por objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária.

O CRAS atua em dois eixos principais: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Oferece ainda, suporte às famílias, para que tenham acesso à benefícios sociais, além de inscrevê-las no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Em Goianésia, o CRAS é gerido por Ana Laura Peixoto de Lima que, ao lado de uma equipe competente, e em parceria com entidades públicas e privadas, como a Prefeitura de Goianésia, desenvolve projetos e ações sociais para promover o bem estar social às famílias de baixa renda.

Kits de Higiene

No dia 12 de abril, o CRAS realizou a entrega de 190  kits de higiene pessoal para mulheres atendidas pelo programa. A ação contou com a parceria da Universidade de Rio Verde (Unirv) e do centro acadêmico de medicina, que arrecadaram os itens de higiene pessoal. As assistidas ainda receberam uma palestra sobre os cuidados e a importância da higiene.

Infância Feliz

Segundo Ana Laura, responsável pelo CRAS de Goianésia, o projeto “Infância Feliz” atende famílias com crianças de 0 a 6 anos. O momento é dedicado para que as mães participem com seus filhos, proporcionando um tempo de qualidade e fortalecendo os vínculos familiares. O projeto é realizado no CRAS, mensalmente, e envolve o trabalho em diferentes eixos, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O CRAS organiza oito grupos diferentes, que se reúnem nas terças e quintas-feiras. “É um trabalho fantástico! Tem dado super certo, nós já temos mais de 130 crianças cadastradas nesse projeto. Inclusive, as mães ganham uma sacolinha de frutas, com banana, maçã e laranja”, comemora Ana Laura Peixoto.