Centro de Apoio ao Surdo oferece diversos serviços tanto para a comunidade surda, como para órgãos públicos e privados

O CAS, Centro de Apoio ao Surdo, completou 3 anos em abril. O projeto atua dando suporte de interpretação em eventos, órgãos públicos e privados, bancos, vídeos institucionais do Município, além de atuar em projetos junto à Associação dos Surdos de Goianésia. Já são três anos atuando para promover dignidade e acessibilidade para a Comunidade Surda.

Lançado em 2021, o CAS já realizou mais de 3133 atendimentos ao longo desses três anos e, por sua importância no desenvolvimento social, educacional, cultural e econômico junto à Comunidade Surda, recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Goianésia, em 2022.

Atualmente, são 65 surdos cadastrados no CAS, que recebem algum tipo de suporte de interpretação em órgãos públicos e privados. “Os intérpretes fazem atendimento nos órgãos públicos, mas também em entidades privadas, pois entendemos que é o momento em que o surdo precisa”, explica Dulce Ananias, coordenadora do CAS.

Dulce ainda explica que não é somente a pessoa surda que é atendida, mas também o ouvinte. “O atendimento não é apenas em LIBRAS, é um atendimento bilíngue: em Sinais e em Português. Temos que traduzir de LIBRAS para Português para pessoa ouvinte e de Português para LIBRAS, para o surdo”.

O dia 24 de abril marca o dia da sanção da Lei 10.436, que reconhece a língua de sinais como meio legal de expressão e comunicação. Dulce complementa, salientando o impacto da Lei para a Comunidade Surda. “Ela deu um amparo ao surdo com relação a sua língua. O direito dele se comunicar em sua língua. O direito de ele ser atendido em sua língua, o direito de ele, em todo lugar, ter intérprete para ele poder entender o que está acontecendo no ambiente”.

Copa Futsal de Surdos

Iniciado em 2022, o campeonato esportivo recebe times de todo o Estado, oferecendo suporte esportivo, além de treinamento semanal para os esportistas locais. A Copa Futsal de Surdos de Goianésia é inteiramente traduzida de Português para LIBRAS, com o apoio dos Intérpretes do CAS.

Sala Bilíngue

Há um ano, a Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, lançou mais um programa complementar, para ampliar as ações do Centro de Apoio ao Surdo: a Sala Bilíngue.

O programa funciona na Escola de Tempo Integral Luiz de Oliveira, no contraturno escolar. Atualmente, são 5 crianças surdas, que recebem alfabetização em L1 e L2, sendo LIBRAS e Português, respectivamente.

Além disso, são oferecidas classes eletivas para os mais de 500 alunos matriculados na Escola Luiz de Oliveira, para promover a acessibilidade e integração dos alunos surdos, através da linguagem.

Às sextas, no período noturno, a escola ainda oferece aulões para 15 pais e funcionários da comunidade escolar, que desejam aprender a se comunicar com as crianças surdas.

Setembro Azul

Em consonância com o Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro, o CAS criou, em 2021, um projeto com o objetivo de conscientizar a sociedade com relação à comunidade surda.

Para Dulce, o projeto é de suma importância para que a sociedade em geral entenda “como é a vida do surdo, a identidade, como se relacionar com o surdo”, uma vez que ainda existem muitos estereótipos, preconceitos e exclusão contra esta comunidade.