Dois secretários da Prefeitura de Campinorte (GO) vieram nessa terça-feira (29/3) a Goianésia com o objetivo de troca de experiências administrativas. O intercâmbio foi despertado pelas notícias, chegadas ao município, no Norte do Estado, do bom zelo com as finanças públicas, dos projetos em desenvolvimento, das melhorias no trânsito, dos grandes eventos e da organização e limpeza urbana de Goianésia.
Paulo Henrique Ferreira da Silva, de Arrecadação e Finanças, e Raphael Júnior Sobrinho Lopes, de Indústria e Comércio, passaram o dia no Paço Municipal, onde se inteiraram do funcionamento de áreas como a administrativa, as finanças e o controle interno.
“Agradeço a presença dos secretários Raphael Júnior e Paulo Henrique, pessoas muito agradáveis, que nos prestigiaram com essa visita, muito importante para o nosso município”, abreviou o secretário de Finanças de Goianésia, Wiliam Costa, que se reuniu, logo cedo, com ambos e com o prefeito Leonardo Menezes, que também compartilhou da visita dos secretários de Campinorte.
“Eles demonstraram estar aqui porque confiam no trabalho que nós estamos desenvolvendo. E se eles confiam nesse trabalho, é porque são pessoas que têm credibilidade dentro de Campinorte e que trabalham na mesma linha de raciocínio da Prefeitura de Goianésia, com seriedade e credibilidade com a população”, adicionou Wiliam Costa.
A missão campinortense chegou logo cedo e foi acolhida pelo prefeito Leonardo Menezes e secretário municipal de Finanças, Wiliam Costa. Paulo Henrique e Raphael Júnior percorreram várias secretarias no Paço Municipal Laurentino Martins e, mesmo fora da sede da prefeitura, como a Pasta do Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
O secretário de Finanças de Campinorte, Paulo Henrique, disse que a visita cumpriu os seus objetivos, de aproximar as gestões dos dois municípios, estreitar os laços entre as duas cidades e trocar experiências administrativas.
“Goianésia é uma cidade, hoje, referência na administração. E Campinorte quer buscar o melhor para ser aplicado lá”, justificou Paulo Henrique, grato pelo apoio recebido do secretário de Finanças de Goianésia, Wiliam Costa, e do prefeito Leonardo Menezes.
“Extraímos grandes informações, oportunidades e parcerias também com o município de Goianésia, para que a gente consiga levar para Campinorte o mesmo exemplo de administração que Goianésia está aplicando aqui”, adicionou.
Raphael Júnior, da Pasta de Indústria e Comércio de Campinorte, considerou válida a troca de informações entre os municípios. “Um dia produtivo, onde recebemos várias informações do Wilian Costa; do controlador interno, José Henrique Rocha; de outros secretários, como o de Meio Ambiente, André Wenceslau; e do próprio prefeito Leonardo.”
Várias ações na área administrativa, adotadas como providência em Goianésia, chamaram a atenção do secretário Paulo Henrique, que disse Campinorte ter interesse em se espelhar “para que a nossa administração também seja de sucesso”.
“Principalmente a agilidade nos processos da administração, o que é muito importante. As fases respeitadas pelos processos administrativos, Campinorte tem aplicado e, com certeza, Goianésia tem feito um trabalho muito bom, no qual nos espelhamos. Com relação ao trabalho de reajustes fiscais, controle de caixa, planejamento orçamentário, essas questões são de muita importância, e Wilian nos apresentou como Goianésia tem enfrentando os desafios de orçamento e nos espelhamos nisso”, afirmou Paulo Henrique.
“Nós também temos a nossa realidade e buscamos essas informações para que Campinorte desenvolva ações semelhantes”, continuou o secretário de Finanças de Campinorte Paulo Henrique. “Toda a gama de conhecimentos”, completou Raphael Júnior, “será compartilhada com os colegas secretários da gestão de Campinorte e com o prefeito Cleomar Martins.”
No dia produtivo, em Goianésia, dos dois auxiliares da gestão do prefeito Cleomar Martins, também foram compartilhadas experiências da realidade de Campinorte com os colegas secretários que os acolheram no Paço Municipal.
Raphael Júnior destacou a instalação de uma usina asfáltica, pela atual gestão campinortense, a qual gerou grande economia para o município e permitiu ampliar a operação tapa-buracos e, agora, até o recapeamento de algumas vias.
Na área administrativa, as grandes conquistas de Campinorte, a recuperação das certidões federais e das contas públicas, festejadas pela atual gestão; e o ganho no atendimento mais ágil e satisfatório da população.
“Ficamos lisonjeados de nossa cidade ser prestigiada, a ponto de ser uma referência no Estado de Goiás. É muito satisfatório, para mim, para a cidade e para o prefeito. Esse intercâmbio é uma troca de experiências muito boa, que a gente absorve que eles lá também não estão de barriga verde, mas muito bem instruídos de como fazer uma administração pública, e que a gente compartilha, divide as experiências e extrai o que é melhor para nossas cidades”, avaliou Wiliam Costa.
“A nossa visita aqui foi de grande valia, Goianésia vai estar sendo parceira de Campinorte, o que é de grande importância, nossas cidades irmãs estarem desenvolvendo papel tão essencial para o Estado de Goiás. Goianésia é cidade referência e nós queremos que Campinorte também cresça com a mesma formula: crescer com desenvolvimento, sustentabilidade e responsabilidade”, encerrou Paulo Henrique.